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Além do Motor a Combustão: Filtros de Óleo em Carros Híbridos e Elétricos

A revolução dos veículos elétricos e híbridos pode levar a crer que os filtros de óleo são peças do passado. No entanto, a realidade é mais nuanceada. Enquanto os carros 100% elétricos (BEV) de fato não possuem um filtro de óleo de motor, os híbridos (HEV e PHEV) sim, pois seu motor a combustão interna funciona de forma intermitente.

Além disso, há outro tipo de "filtro de óleo" que ganha importância nesses veículos: o filtro de óleo da redução. Em muitos carros elétricos, o motor é acoplado a um conjunto de redução (uma caixa de velocidades de uma só marcha) que contém óleo para lubrificar e arrefecer as engrenagens. Esse óleo também precisa ser filtrado para garantir a longevidade da transmissão elétrica. Embora os intervalos de troca sejam muito mais longos (muitas vezes acima de 100.000 km), a função do filtro permanece a mesma: proteger um sistema crítico e caro da contaminação.


FAQ

P: Meu carro elétrico tem um filtro de óleo?R: Provavelmente não tem um filtro de óleo de motor, mas pode ter um filtro no sistema de redução. Consulte sempre o manual do proprietário do veículo para confirmar os itens de manutenção.


P: A manutenção do filtro em um híbrido é diferente?R: Sim. Como o motor a combustão trabalha menos horas, o intervalo de troca de óleo e filtro pode ser maior do que em um carro convencional. Novamente, o manual do proprietário é a fonte mais confiável.

O filtro de óleo, portanto, adapta-se à nova mobilidade, continuando sua missão essencial de proteção, seja em um motor a gasolina ou na transmissão de um veículo de emissão zero.

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